A Bela Vista Senepol participou, no final de outubro, de um evento que renovou os conhecimentos dos selecionadores sobre a raça. Um seleto grupo de criadores foi convidado pela Nova Vida Senepol para conhecerem pessoalmente Hans Lawaetz, dono da famosa Annaly Farms e filho do homem que iniciou a seleção da raça Senepol na Ilha de Saint Croix.
“Para nós, foi extremamente gratificante e motivador aprender com um homem tão visionário e importante para a raça no mundo e que deu origem ao que estamos construindo hoje no Brasil”, declarou Talita Garcia, que dirige o criatório.
O encontro durou dois dias. Na primeira noite, em um jantar na casa de um dos sócios da Nova Vida para 50 criadores, Hans Lawaetz contou a história do início do Senepol desde que seu pai, Frits, começou a trabalhar com a raça, em 1949. Os criadores se surpreenderam com os relatos de Hans, que mesmo muito jovem, ao assumir o rebanho, prezava pela seleção baseada em avaliações que ele mesmo e sua equipe realizavam no curral da Annaly Farms, berço da linhagem WC.
“O exemplo dele traduz a realidade da raça que o mercado brasileiro exige, o que nos leva a continuar com nosso principal objetivo: a busca por melhoramento genético, através de programa de avaliações”, afirma Talita.
Um desses programas, inclusive enaltecido por Hans Lawaetz em sua palestra, é o Safiras do Senepol, que a Bela Vista participa para identificar e selecionar suas doadoras desde seu início na raça, em 2009. A edição 2016.2 da prova está em curso, em Pirajuí/SP, e a empresa inscreveu 11 novilhas da geração 2015 de diversas linhagens e mães com o prefixo BV.
Em março de 2017, o resultado poderá apontar quem serão as novas doadoras Bela Vista. Até lá, depois de tudo que foi relatado por Hans sobre avaliações, fica a certeza de que a Bela Vista está no caminho certo para qualificar seu rebanho.